Elaboramos 5 passos para você e sua empresa implementarem o projeto de construção de uma Sala Limpa.
Obviamente, não vamos citar a questão das regulamentações nacionais definidas e também as normas estrangeiras para a produção destinada ao mercado internacional.
Como as regras são extremamente rígidas e cada classificação possui a sua regulamentação, falaremos de forma genérica sobre um projeto de Sala Limpa.
1) Projeto
Os projetos arquitetônicos para Salas Limpas devem ser elaborados e desenvolvidos considerando ambientes para atividades que exigem condições controladas, com diferentes classificações e pressões. São normalmente utilizadas em indústrias, na produção de alimentos, produtos farmacêuticos e hospitalares, cosméticos, componentes eletrônicos, biotecnologia e muitos outros.
2) Funcionalidade
A função da Sala Limpa é determinante para a criação do ambiente e os controles específicos necessários, assim como o procedimento e o detalhamento das atividades envolvidas em cada processo das operações.
3) Operação
O planejamento de fluxos de trabalhos, pessoas, equipamentos e materiais é fundamental para que projeto contemple os procedimentos necessários para obter o controle desejado do produto.
Para isso, é importante planejar corredores, a separação de pessoas e materiais (distinguir materiais novos dos usados) e também o fluxo de pessoas entrando e saindo da área limpa.
O planejamento de fluxos de pessoas, equipamentos e materiais compromete a definição de classes de limpeza, das condições ambientais e dos fluxos de pressão dentro da Sala Limpa.
4) Equipamentos
A fim de atender as diretrizes de GMP/BPF, Anvisa, FDA e as Normas e Orientações da Sociedade Brasileira de Controle de Contaminação, é necessário equipar as Salas Limpas com produtos especificados de acordo com o estudo de resistência e desgaste necessários.
Devem ser considerados móveis superfície lisa, sem arestas, neutros e sem liberação de partículas, fabricados em aço inoxidável eletropolido, com pintura a pó ou plástico sólido.
Indicamos que seja feito um estudo quanto à localização dos equipamentos eletrônicos dentro de uma Sala Limpa.
5) Manutenção
A fim de garantir a devida limpeza e manutenção da Sala Limpa devem ser considerados produtos que favoreçam a sua higienização, com acabamento em alto padrão, conforme as normas BPF: liso, sem arestas e impermeável.
Cantos arredondados nos itens que compõem a Sala Limpa também facilitam a limpeza e não acumulam sujeira. As ferramentas utilizadas para manutenção das máquinas e equipamentos devem selecionadas, limpas antes de entrar na sala e mantidas limpas, para minimizar o risco de contaminação.
A partir destes 5 passos, você poderá escolher a empresa que será responsável por toda a idealização e desenvolvimento do projeto de Sala Limpa da sua empresa, levando em conta a excelência, expertise e qualidade.
Desde 1996, a Asmontec, trabalha garantindo que a implementação da Sala Limpa seja 100% coerente com o projeto, possibilitando uma entrega coerente do produto até o seu uso final.
Conheça mais em www.asmontec.com